Em quanto mais imobiliárias você anunciar o seu imóvel para locação, ao invés de trabalhar com a exclusividade, mais rápido e melhor será feito o negócio, certo? Errado. Além de dispersar a atenção do que é realmente importante, vai contra as legislações vigentes.
A Lei nº 6.530/78 e também o Decreto 81.178/78 definem que a locação de um determinado imóvel deve ocorrer com o intermédio de apenas um corretor ou imobiliária.
Ainda existem outros problemas relacionados a isso. Se você quiser descobrir quais são, continue lendo:
Principais riscos de anunciar seu imóvel sem exclusividade
Muitos locadores pensam que o anúncio de uma mesma propriedade em diversos portais ao mesmo tempo é uma garantia que a locação ocorrerá rapidamente e pelo preço desejado.
Acontece que esse tipo de ação pode ser bastante arriscada. Primeiro, porque as imobiliárias irão competir entre si para ver quem fechará negócio primeiro, nem que para isso tenham que passar por cima da sua vontade, jogando o preço lá embaixo.
Também podem ser ignorados documentos importantíssimos para a validade do contrato, bem como a etapa de vistoria do imóvel. Ou seja, tanto você quanto o inquilino estarão dando um tiro no escuro.
Outro risco dessa falta de exclusividade é a possibilidade de se fazerem dois contratos de locação para a mesma propriedade. E se isso virar realidade, como provar que tal acordo é válido e o outro não?
Imagine dois inquilinos encostando o caminhão de mudança no mesmo dia e hora na porta do imóvel. Vai sobrar pro proprietário que espalhou o imóvel em várias imobiliárias.
Lembre-se, o inquilino não é exclusivo, ele vai onde o imóvel está.
Como evitar essa situação
Obviamente, a melhor forma de evitar as complicações causadas por uma divulgação irregular do seu imóvel em diversos locais é optar pela exclusividade de intermediação por uma única imobiliária.
E para encontrar o melhor local para você, pesquise por todas as opções disponíveis e conheça cada uma delas a fundo, principalmente em relação a opinião de antigos clientes dessas empresas e profissionais.
Para que seu imóvel seja visto, procure saber como a imobiliária/corretor divulga os imóveis, se tem um bom site e se investe em mídias sociais. Afinal, o inquilino hoje usa 100% as redes para buscar imóveis.
Na SELF você tem a experiência de mais de três décadas atuando exclusivamente com locação. Nosso time atua em todas as etapas necessárias, desde a avaliação, fotos diferenciadas, divulgação, vistoria, elaboração e assinatura do contrato.
Você pode ver tudo isso clicando aqui.
0 comentários