Antes de planejar e executar qualquer tipo de alteração em um determinado imóvel que seja de sua propriedade, é interessante que você entenda a diferença entre os conceitos de restauração e reforma.
Isso porque cada uma dessas alterações precisa ser feita seguindo suas especificações próprias e também, se o imóvel for mais antigo e alguns casos, tombado pela prefeitura da cidade, há também a necessidade de preservar suas características originais.
Mas é claro, tendo em mente que o resultado final precisa despertar o interesse das pessoas.
Você pode entender mais sobre o assunto assistindo o nosso vídeo que fala do conceito de Home Staging:
Então, no post de hoje vamos te explicar direitinho a diferença entre a restauração e a reforma de imóveis:
Restauração
A restauração trata-se do emprego de técnicas muito comuns na construção, como reparos e pintura de superfície, substituição de materiais dos sistemas hidráulico e elétrico, decoração, etc, mas com o objetivo final de devolver ao imóvel o seu aspecto original – em outras palavras, deixá-lo nas mesmas condições de quando foi inaugurado.
É muito aplicada em imóveis mais antigos que, além de terem sido construídos seguindo um determinado estilo arquitetônico, representam um pedaço da história e da cultura de sua região.
Descubra sobre a história,cultura e principais atrativos da cidade de Niterói!
O profissional responsável por este serviço é um arquiteto – de preferência, especializado em restauração de edifícios históricos – que, junto a uma equipe qualificada, se preocupam em otimizar seu funcionamento sem comprometer sua aparência original.
A necessidade de se fazer a restauração pode partir do proprietário do imóvel ou então, ser requerida pela prefeitura que tombar o edifício.
Reforma
Diferente da restauração, a reforma pode ser feita tanto em imóveis novos quanto antigos e não existe aqui a necessidade de manter a aparência ou a estrutura original. Ou seja, o proprietário é livre para mudar o que quiser.
Para executar a reforma não é preciso que se contrate exclusivamente arquitetos. Dependendo do tipo de alteração que será feita, um engenheiro civil, técnico em edificações, pedreiro ou design de interiores pode prestar o serviço.
O cuidado aqui é conhecer as atribuições de cada um desses profissionais – o que podem ou não fazer dentro da profissão – para evitar incômodos no futuro. Por exemplo, um design de interiores pode fazer todo o projeto de decoração do seu imóvel, mas se for preciso derrubar alguma parede, é preciso ter um engenheiro para assinar o laudo.
Essas são as diferenças fundamentais entre os processos de restauração e reforma de imóveis. Agora cabe a você, proprietário, analisar a sua realidade e definir qual é o serviço ideal para o seu caso.
Se tiver dúvidas ou precisar de auxílio profissional, pode contatar um dos nossos especialistas clicando aqui.
0 comentários