Baixe o Guia do Investidor em Niterói – Manual do proprietário de imóveis
Com os constantes altos e baixos da economia, as pessoas investem em fontes de renda fixa como imóveis para locar. Acontece que alguns locadores não entendem muito bem como o mercado imobiliário funciona e tentam fazer o processo por conta própria, mas ao invés de atingir o seu objetivo, eles correm o risco de não estarem recebendo o preço certo de aluguel pelo seu imóvel ou super avaliam o valor da locação e ficam com o imóvel “encalhado”.
Tentar fazer a locação sem a ajuda de um profissional ou empresa habilitada é sempre arriscado.
O problema não é só a perda de dinheiro, mas também a possibilidade de sofrer golpes ou, por não ser conhecedor dos detalhes da lei do inquilinato se ver em situação complicada no futuro, pois, o inquilino tem direitos a ser respeitados.
Então, se você quer evitar esse tipo de problema e locar o seu imóvel pelo preço certo, diminuindo os riscos, continue a leitura:
Práticas não recomendadas na hora de locar
Assim como você não deve tentar consertar o seu carro sozinho, sem ter o devido conhecimento do assunto, para evitar fazer algo de errado e piorar ainda mais a situação do veículo, não tente locaro seu imóvel sem saber o quanto ele realmente vale ou como fazer o processo de forma correta.
Devem ser evitadas as seguintes práticas:
- Não pedir uma avaliação profissional do imóvel e tentar definir por conta própria o valor na hora de locar. Existem vários fatores que podem influenciar o aumento ou redução do preço que ele vale;
- Não se informar sobre a legislação referente ao processo de locação de imóveis;
- Não procurar por um corretor ou imobiliária especializada em aluguel de imóveis para intermediar a negociação e garantir a assinatura do contrato pelo preço certo;
- Ou ainda, fechar negócio com o primeiro profissional ou empresa que aparece só por ser a mais barata ou que oferece aquilo que certamente não vai cumprir. Antes de contratar, busque informações, veja o perfil da empresa nas redes sociais e em sites como o www.reclameaqui.com.br;
- Fazer a locação sem um contrato escrito e bem elaborado. O contrato de papelaria já não se aplica aos dias atuais.
- Deixar de aferir a idoneidade do pretendente e qual a garantia que oferece.
- Contratar locação sem garantia, mesmo com intermédio de uma imobiliária, é um risco sem tamanho. Seja por ficar vinculado a imobiliária, mesmo tendo um péssimo serviço, seja pelo risco da inadimplência.
Baixe aqui o Checklist do Proprietário de Imóvel
Você pode não estar recebendo o preço certo
Caso você opte por fazer tudo por conta própria ou por uma imobiliária inexperiente no assunto, se você não tiver a noção dos preços praticados no mercado, além dos fatores que causam a valorização ou desvalorização, que são:
- Estilo arquitetônico da construção;
- Metragem total;
- Localização do imóvel;
- Infraestrutura do bairro e proximidade a serviços básicos como escolas, mercados e farmácias;
- Necessidade de reparos na estrutura;
- Valor do metro quadrado, que varia de acordo com o bairro e do período considerado (exemplo: em março de 2021, o metro quadrado no bairro de Icaraí custava R $21, 45 para imóveis residenciais alugados).
No fim o critério acabará sendo o preço que o seu inquilino está disposto a pagar.
Ou seja, talvez você tenha que aceitar receber um valor inferior ao preço certo para não deixar o imóvel parado por muito tempo e acabar tendo prejuízos com manutenção, reformas e consertos.
Outro problema é que, caso você queira fazer um reajuste no valor do aluguel, sem ter um embasamento legal, pode acabar gerando uma briga com seu inquilino.
Para evitar complicações
Para que se evite complicações, como não receber o valor correto, ter problemas com manutenção do imóvel, entre outras coisas. O ideal e mais seguro é:
- Procure uma imobiliária de confiança como a Self Adm, que conheça bem o mercado e os preços praticados para cuidar do processo de negociação e locação do seu imóvel;
- Faça uma avaliação do imóvel com um corretor credenciado ao CRECI para estar ciente do quanto ele vale atualmente, assim você poderá ter a certeza de que o preço que está sendo negociado é o certo;
- Só feche negócio por meio de contrato elaborado de acordo com os trâmites legais e registrado em cartório;
- No caso de surgir algum desentendimento com o seu atual inquilino, não tente resolver a situação por fora, conte com a ajuda da Self Adm. Que além de ter experiência com mais de 30 anos no mercado imobiliário atual, faz toda a gestão do seu imóvel e você não se preocupa com nada.
- Além de ter um gerente de relacionamento para cuidar de tudo para você.
Se você está pensando em colocar seu imóvel para locação, CLIQUE AQUI e nossa equipe de especialistas entrará em contato com você!.
Veja também: 5 problemas que você pode ter ao anunciar seu imovel por conta própria.
0 comentários