O Home Staging é uma técnica de transformação e preparação de ambientes físicos já conhecida há muito tempo em outros países do continente e europeu e também da América do Norte e que vem ganhando força dentro do nosso mercado imobiliário atualmente, pois traz vantagens competitivas e também é capaz de valorizar o imóvel destinado à venda ou até mesmo locação.
Sabendo disso, hoje viemos falar sobre a origem da prática de Home Staging, quem desenvolveu essa técnica e como você pode aplicá-la de forma simples e prática para aumentar o valor percebido dos seus imóveis e fechar mais contratos de sucesso com seus clientes. Continue lendo para entender tudo isso!
Entenda o que é Home Staging
Home Staging é um termo originado na língua inglesa que traduzido significa “Encenação de Casa” e dá nome a uma técnica de decoração que começou a ser aplicada na década de 70 nos Estados Unidos. A responsável por esse feito foi a corretora Barb Schwartz, que após anos de atuação no segmento imobiliário, percebeu que algumas simples mudanças na hora de apresentar um imóvel para os possíveis clientes tornavam-no mais desejável.
Isso resultava em menor prazo de venda e um aumento significativo do preço do imóvel que poderia ser pedido. Então, essa prática se consolidou no país, migrou para o Canadá, Europa e Austrália e agora está sendo aplicada aqui no Brasil.
E como é feito o Home Staging? Através da decoração do ambiente, principalmente. Com a adição de mobiliário, utensílios e revestimento das paredes para compor uma cozinha, por exemplo, você consegue fazer o possível cliente se imaginar vivendo no imóvel e fazendo suas atividades diárias – nesse caso, preparar suas refeições e tomar o café da manhã, almoçar e jantar, o que é muito mais impactante do que simplesmente ver paredes, pisos e cômodos vazios.
Outros detalhes aos quais você precisa estar atento também ao arrumar o ambiente é na manutenção do mesmo, para manter o bom estado do imóvel, reparos de problemas pontuais, trocar portas e janelas por modelos mais atualizados e com uma boa pintura.
Quem é o responsável por fazer o Home Staging?
O “Home Stager”, como é conhecido dentro do segmento o responsável por planejar e montar os ambientes do imóvel que se pretende vender ou alugar, pode ser tanto o corretor imobiliário que é o responsável pela negociação, como também por um decorador contratado para essa tarefa.
Ele vai iniciar o processo de home staging fazendo uma pesquisa de mercado para entender qual é o perfil do seu público-alvo e, a partir dos resultados obtidos, vai planejar todo o ambiente para melhor agradar essas pessoas e assim, aumentar as chances de venda ou até mesmo de locação.
Por que você deve aderir a essa prática?
Com a forte concorrência presente no mercado imobiliário, é preciso que você destaque o seu imóvel para conseguir fazer seus clientes perceberem as qualidades que só você – e seu imóvel pode oferecer e que essa é a melhor opção de negócio para ele, não o concorrente.
Não só pelo fator da diferenciação, mas também para melhorar o processo de venda. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Espanhola de Home Staging, 37% dos imóveis que passaram pela transformação foram vendidos por um preço maior que o inicial, sem desvalorizar posteriormente.
A Associação também afirma que esses mesmos imóveis acabaram sendo vendidos em um período de tempo 80% menor do que o que levaria comparado a outras opções similares no mercado que não passavam pelo processo de home staging.
Ou seja, a prática de home staging vale muito a pena para você e o seu imóvel!
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