Colocar seu imóvel que antes estava parado para locação pode ser uma tarefa simples e que te dará um ótimo retorno financeiro, ou então te causará várias dores de cabeça sem trazer o retorno esperado. Existem os riscos dentro do mercado, mas eles podem ser evitados por você.
Quer saber como identificar e se proteger de tais situações? Então continue lendo o post de hoje:
Os riscos da locação sem intermédio
Ao invés de escrever longos parágrafos falando sobre os riscos que você, como locador, corre ao disponibilizar seu imóvel para locação e fechar negócio sem o intermédio de profissionais especializados, vamos pontuá-los nos tópicos a seguir:
- Responsabilidade por reparos: Um dos principais motivos para conflito entre proprietário e inquilino é a respeito dos cuidados do imóvel. Você precisa garantir que a parte estrutural e outros problemas pré-existentes do imóvel sejam resolvidos, enquanto o inquilino é responsável pela pintura, reformas internas e benfeitorias. Mas sem o respaldo de um contrato legal, quem garante que a outra parte cumprirá seus deveres?
- Inadimplência: Todo mundo sabe que para utilizar um imóvel alugado é preciso realizar o pagamento mensal do aluguel, mas contratempos podem surgir. O problema é quando a inadimplência é recorrente e não há nenhum tipo de garantia para que o locador receba o valor que lhe é de direito;
- Reajuste de Aluguel: Suponhamos que os custos com IPTU e outras taxas subiram e você precise aumentar o valor do aluguel para cobrir estes gastos. Como negociar o reajuste com o inquilino e chegar em um acordo? Qual será a sua base de argumento? E se ele não aceitar, o que fazer?
- Taxa de Condomínio: No caso de imóveis que façam parte de condomínios, a taxa é cobrada separada do aluguel. Então a não ser que você tenha feito um acordo sobre a cobrança, isso pode se tornar uma dor de cabeça;
- Ação de Despejo: Essa é uma situação indicada apenas como último recurso, e já vale avisar que será preciso entrar com um processo na justiça para que ocorra.
Como evitar estes riscos?
Provavelmente você deve estar se perguntando agora: Como eu posso fazer para evitar esses riscos sem abrir mão do aluguel do meu imóvel?
Simplesmente contando com os serviços de intermédio prestados por um corretor ou imobiliária especializada neste tipo de transação. Existem diversas opções disponíveis no mercado, como por exemplo a Self ADM.
Inclusive, a Self ADM é a primeira imobiliária de Niterói a apresentar o conceito de Imobiliária Full Service, ou seja, proprietários e inquilinos não precisam se preocupar em procurar soluções externas, pois temos todos os produtos / serviços necessários para a jornada da locação, como avaliação, vistoria, elaboração de contrato, emissão de boletos etc.
Anuncie seu imóvel com a gente!
0 comentários