Você acha que a função de um corretor de imóveis se resume a apenas vender o bem em questão por um determinado valor? Saiba que as atividades da profissão vão muito além disso e são de grande importância para a negociação de imóveis.
Hoje vamos nos aprofundar sobre as atribuições do corretor imobiliário e porque você, seja o proprietário ou a pessoa interessada em comprar ou alugar o imóvel, deve contar com a orientação do mesmo antes de fechar negócio.
Qual é a função do corretor de imóveis?
O corretor de imóveis executa diversas atividades relacionadas à negociação desse tipo de bem. Primeiramente, a captação de imóveis. Ele deve encontrar pessoas com bens disponíveis para uso e que estejam interessadas em vendê-los ou alugá-los.
Também precisa fazer a avaliação do imóvel para definir qual será o valor que poderá ser cobrado por ele. Isso previne problemas futuros por conta da cobrança de preços abusivos ou que o proprietário acabe tendo prejuízos.
Depois ele irá fazer a divulgação do imóvel em todos os meios que achar relevantes, como por exemplo folders e catálogos impressos, bem como portais da internet, sites de anúncio ou até mesmo em um site imobiliário próprio.
Quando surgir um comprador ou locatário, o corretor de imóveis terá então o trabalho de intermediar o processo de elaboração do contrato, garantindo que toda a documentação necessária seja obtida e que o valor seja aceito por ambas as partes para que então, o negócio seja feito.
O corretor de imóveis trabalha apenas para uma parte?
Muitos podem ver uma transação imobiliária e achar que o corretor trabalha para beneficiar apenas um lado da transação, provavelmente o proprietário, mas a verdade é que o profissional tem que equilibrar as demandas das duas partes para garantir que todos saiam da negociação com as melhores condições.
Ou seja, ele vai negociar preços com proprietário e interessado, apresentará diferentes opções de pagamento e também se certificará que todos os documentos necessários sejam entregues, como escritura, identificação das pessoas interessadas, comprovantes, etc.
Por que ele é tão importante na negociação?
Imagine que você vai pilotar um avião pela primeira vez, sem ter o conhecimento necessário para realizar tal tarefa, o resultado não seria muito bom, não é mesmo? Isso vale também para a negociação de imóveis.
Se você tem um imóvel é quer negociá-lo ou então está interessado em alugar/comprar, mas não entende os trâmites necessários para que essa transação seja feita, estará correndo o risco de perder dinheiro ou pior, acabar em um processo judicial para tentar reaver seus direitos sobre a propriedade.
Fora que o corretor de imóveis é quem tem o conhecimento de como deve ser feita a avaliação do imóvel, como precificar o metro quadrado e como elaborar o contrato de forma correta, assim como conhece as leis que regem essas transações, como a Lei do Inquilinato.
Portanto, se você quer negociar um imóvel sem correr nenhum risco, busque pela orientação de um corretor de imóveis.
Aqui na Self temos corretores credenciados e ESPECIALISTAS EM LOCAÇÃO, pois, não atuamos na compra e venda.
0 comentários