Diferente do que muitos pensam, imóveis antigos, apartamentos ou casas, podem ser uma opção de investimento com um ótimo custo-benefício. Seja pelos seus cômodos mais amplos, pé direito alto, estrutura reforçada ou estilo arquitetônico singular, esses imóveis oferecem um charme e potencial únicos.
Você pode adquirir o imóvel para uso próprio ou torná-lo uma fonte de renda extra, seja através da venda, permuta ou aluguel. No entanto, devido ao tempo, esses imóveis mais antigos podem estar em uma condição precária, necessitando de reformas estruturais ou estéticas para se tornarem novamente atrativos para os clientes.
Está pensando em alugar seu imóvel? Cadastre-se e entre em contato com nossa equipe de especialistas.
Dicas para reformar imóveis antigos
1. Aposte na Pintura
Uma das formas mais simples e econômicas de renovar ambientes antigos, tanto internos quanto externos, é por meio da pintura das paredes e outras superfícies. Hoje em dia, existem tintas especiais que podem cobrir azulejos e outros tipos de materiais, permitindo uma atualização completa sem a necessidade de grandes obras.
Aproveite os espaços amplos para brincar com as cores, criando composições diferentes e aconchegantes. Dependendo da quantidade de trabalho, pode ser vantajoso contratar um profissional especializado em pintura para garantir um acabamento de alta qualidade. Faça sua cotação.
2. Substituição de revestimentos antigos
Dependendo do estado de conservação de pisos, forros e azulejos, pode ser necessário substituir esses materiais para melhorar a qualidade do ambiente. A primeira impressão para um cliente interessado no seu imóvel é extremamente importante, e revestimentos bem cuidados são essenciais.
Atualmente, as técnicas de trabalho evoluíram, permitindo a aplicação de novos materiais sobre os antigos sem a necessidade de quebrá-los. Isso economiza tempo e reduz o impacto da reforma, tornando o processo mais eficiente e menos invasivo.
3. Renove ambientes com móveis
Imóveis antigos muitas vezes vêm com mobiliário original. Se esses móveis estiverem em boas condições e puderem ser reformados facilmente, ótimo. Caso contrário, é melhor substituí-los por peças novas e contemporâneas.
Trocar móveis antigos por novos não só melhora a funcionalidade do espaço, mas também transforma o ambiente. Optar por um estilo mais moderno e aproveitar o espaço disponível de forma inteligente pode fazer uma grande diferença para os interessados no imóvel.
Baixe o Checklist do Proprietário de imóveis e fique por dentro de tudo que você precisa saber para colocar seu imóvel para locação.
4. Transforme espaços vazios em jardins verticais
Muitos imóveis antigos, especialmente apartamentos, não possuem um espaço externo para plantar flores, árvores ornamentais ou uma horta. Essa questão pode ser contornada com a criação de um jardim vertical em uma parede vazia que receba bastante iluminação solar.
Você pode utilizar plantas que ocupem a parede inteira ou criar uma composição com vasos separados, seja de flores ou hortaliças. Jardins verticais não só embelezam o espaço como também trazem um toque de natureza para dentro de casa, tornando o ambiente mais agradável e acolhedor.
5. Home Staging
Home staging é uma técnica utilizada para valorizar e tornar o imóvel mais atrativo para potenciais inquilinos ou compradores. Isso envolve preparar e decorar o imóvel de forma estratégica para destacar suas melhores características e criar um ambiente acolhedor e convidativo. Saiba mais aqui.
Vantagens do Home Staging:
- Primeira Impressão Positiva: Um imóvel bem decorado causa uma boa primeira impressão e pode aumentar o interesse dos visitantes.
- Destaque das Potencialidades: O home staging ajuda a mostrar como os espaços podem ser utilizados de maneira eficiente e estilosa.
- Redução do Tempo no Mercado: Imóveis que passam por home staging tendem a ser alugados ou vendidos mais rapidamente.
- Aumento do Valor Percebido: Potenciais inquilinos ou compradores estão dispostos a pagar mais por um imóvel que parece bem cuidado e atualizado.
Leia também: Pode-se trocar de Imobiliária durante a locação?
0 comentários